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Como será a nova experiência em hotelaria

21 Jul 2020

 

 

TURISMO RESPONSÁVEL LIMPO E SEGURO 

PROTOCOLOS MEIOS DE HOSPEDAGEM

RECEPÇÃO: 

 

Distanciamento social, no mínimo 1,5 de distancia entre os clientes.. Evitar cumprimentos com contato físico como aperto de mão e abraços. 


Atendimento preferencial às pessoas de grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, e gestantes).
Máscaras sempre, para hóspedes e para funcionários.


Auto-serviço de bagagem:

para maior segurança os hóspedes são incentivados à transportar sua bagagem. 


Tecnologia no checkin:

Preferencialmente os dados do cliente serāo fornecidos antes e a ficha estará preenchida digitalmente. Neste cadastro também será pedido que hóspede anexe dados específicos sobre sua saúde.

 

 

HIGIENIZAÇÃO DOS AMBIENTES E GOVERNANÇA:


Dispenser de álcool 70%: em todos os ambientes, próximos às portas em locais de entrada e saída e áreas sociais.  


Áreas comuns: aumentar a limpeza e higienização de superfícies e áreas de contato como maçanetas, bancadas, interruptores, moveis etc.…


Boa ventilação: manter ao máximo portas e janelas abertas, limpeza de ar condicionado
Remoção frequente de lixo em sacos plásticos vedados. 

 

Desinfetantes registrados na Anvisa à base de cloro, álcoois, fenóis, quaternário de amônio. 
Colaboradores bem treinados, uso de EPIs ( paramentação e troca com segurança) 
Limpeza das suítes: desinfecção da suite ao final da estadia - e antes da entrada do próximo hospede, com produtos específicos, com muita ventilação, todas as janelas aber-tas.Remoção do enxoval. 


Funcionários diferentes: um para retirar o enxoval que deve ser enrolado de dentro para fora, sem sacudir, sem encostar no corpo em forma de embrulho e colocado dentro de um saco plástico e fechado. Outro profissional para a limpeza do recinto. Todos usando equi-pamento de EPI, luvas, óculos, avental e máscaras. 


Uniformes: da equipe devem ser lavados no meio de hospedagem ou terceirizados em lavanderia para maior controle da higienização. 


Redução de móveis: para diminuir o numero de pessoas, e facilitar a desinfecção.

Recomendado, retirar livros papeis e objetos de difícil desinfecção.

 

 

ALIMENTOS E BEBIDAS:


Distância mínima de 2 metros entre as mesas e 1,5 entre as cadeiras ocupadas.


Café da Manhã: respeitar o distanciamento das mesas, e o serviço deve ser empratado, lacrado, ficam por hora suspensas as estações de  buffet. Recomendado que a mesa seja posta na hora de servir o hóspede. Evitar toalhas, dando preferencia à artigos desinfe-táveis. Todas as peças utilizadas devem ser esterilizadas , Lavagem em lava louça em alta temperatura é indicada. 


FrigoBar: seguindo a recomendação deve ser lacrado e o conteúdo entregue lacrado ao hóspede. No nosso caso será necessário pedir para um funcionário retirar o conteúdo (usando luvas da geladeira), ja que é comunitária  e entregar para o hóspede. 

 
ÁREAS DE LAZER:
As áreas de lazer devem respeitar o distanciamento, diminuir a quantidade de pessoas fazer reserva antecipada do espaço. Apos o uso deve haver limpeza dos moveis utiliza-dos.

pesquisa: 
site do Ministério do Turismo .

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